Muitas pessoas quando vão construir ou reformar, planejam a casa dos seus sonhos e muitas dessas pessoas buscam ajuda de profissionais da área para realizar esse sonho, sendo eles, arquitetos, engenheiros. Dentro da área de acabamento, o arquiteto é responsável por deixar os ambientes com a caraterística do cliente, fazendo com que o ambiente fique com os traços e conceitos habituados pelo contratante, para realizar isso com perfeição, o arquiteto tem que ter um parceiro que faça a decoração principal sob medida e essa tarefa é responsável pela marcenaria. As lojas geralmente fazem diversos móveis muito bonitos também, porém são feitos em caixas de módulos e vendido o mesmo móvel para milhares de clientes, correndo o risco de você ir visitar o vizinho e ele ter uma cozinha planejada igual a sua. Além disso, outro ponto que faz as lojas ficarem para trás é o material utilizado. As lojas utilizam o MDP que é nada mais que um aglomerado sofisticado e mais resistente, porém muito inferior ao MDF, no qual é solicitado por todo ou quase todo mercado de arquitetura, por ser mais resistente e não ser um aglomerado, ele tem uma composição mais firme e deixa o móvel com uma durabilidade superior, essa questão ainda deixa os clientes que não tem um amplo conhecimento no mercado mobiliário confuso, pois muitas lojas utilizam MDP para baratear o custo do material e ter um lucro superior, porém perde na qualidade e durabilidade do projeto.
Voltando ao ponto que os móveis de lojas, são vendidos igual roupa em loja de departamento, aonde você compra algo que não é personalizado, onde inúmeras pessoas possui o mesmo produto que você, tem um preço as vezes elevado e não agrega valor ao seu consumidor final. Por não ser algo único que só você possui, já os móveis de marcenaria entregam um projeto com os seus desejos e atende as suas necessidades para o ambiente. Uma observação a ser feita dentro desse assunto, é dizer que os móveis de marcenaria aproveitam 100% o espaço, isso é ótimo para você otimizar o espaço e não deixar algum acabamento esteticamente feio. Já os móveis de lojas, por serem caixas de módulos, muitas vezes não preenche o espaço totalmente. Claro que não podemos generalizar esse conceito para todas as lojas, mas muitas não conseguem atender essa demanda de deixar o espaço 100% aproveitado. Podemos falar também sobre o ponto de flexibilidade no pagamento, aonde as lojas não possuem, é algo mais restrito e não fogem do padrão de pagamento. Já as marcenarias em geral possuem essa flexibilidade.
Esses são os maiores e talvez principais pontos do porquê os profissionais da área procuram marcenaria, onde o limite para criatividade e exclusividade não existem.
